Minimalist / SLOW FASHION

By | 17:12 Leave a Comment
Oi!
Depois de alguns meses sem postar nada, aqui estou eu...tímida, envergonhada e totalmente na dúvida se esse post terá alguma visualização. Mas vamos lá!Pensei muito em qual tema abordar depois de tanto tempo afastada daqui, não queria voltar apenas com sugestões de looks, séries...porque já tem muito disso por aqui. Então decidi contar minha experiencia com consumo consciente na moda (slow fashion) e o estilo minimalista. A ideia era fazer um post separado para cada assunto, mas na minha vida um é tão conectado com o outro que decidi fazer um post só. 




Quem aí já ouviu falar de slow fashion? Inspirado no slow food, a consultora e professora de design sustentável Kate Fletcher criou um movimento de moda sustentável que incentiva a consciência no consumo de roupas, sapatos...enfim, todos produtos relacionado a moda.




Quem me acompanha por aqui e já leu alguns posts do blog sabe que meu estilo favorito pra vida é o minimalista. Gosto dele não só na moda, também em decorações, artes e tudo. Mas na moda esse estilo me ajuda muito na hora de consumir conscientemente. 

Confesso que poucas pessoas gostam de me acompanhar na hora das compras, porque apesar de ser super fácil eu achar coisas que me agradem visualmente, levo muito em conta o preço x qualidade e o mais importante; a minha necessidade daquilo. Porque se tem algo que me deixa decepcionada comigo mesma é comprar algo que eu não vou usar ou só usar uma vez na vida, o que nunca mais aconteceu depois de eu começar a pensar mais antes de sair pegando o que eu acho bonito e levando para o caixa.

Eu sempre tô revirando minhas roupas e separando o que mais uso e o que não e, percebo que as coisas que eu não uso são totalmente distintas do resto do meu guarda roupa. Na maioria das vezes, blusas que não combinam com nada que eu tenha ou até mesmo que não combinam com o clima de onde eu moro. Alias, dica pra vida: na hora das compras, lembrem-se do Estado, País que você mora. Não façam igual a mim que ama aqueles casacões, jaquetas..compra um monte e não usa, pois moro no Rio de Janeiro. Pensar na hora de comprar faz muita diferença na vida. É muito bom não ter uma guarda roupa acumulado com coisas inúteis e esquecidas. 





E é assim que o estilo minimalista e o consumo consciente se encontram na minha vida. Reduzi a quantidade de roupas e descobri que peças básicas combinam com tudo, hoje consigo usar 100% do meu guarda roupa e fazer milhares de combinações diferentes com  mais rapidez e praticidade do que quando eu tinha um guarda roupa lotado. O que faz com que você não tenha a necessidade de ficar comprando roupa toda hora. 

É claro que o slow fashion vai muito além disso tudo que abordei aqui, até mesmo porque consumo consciente não é só você economizar, é você saber o que você tá consumindo. De onde veio o produto, do que é feito e se afeta de alguma forma o meio ambiente e os animais. É muito mais complexo que esse meu post, por isso caso você tenha se interessado de alguma forma nesse assunto, pesquise. O meu conhecimento sobre slow fashion ainda é muito vago pra eu fazer um post mais detalhado, mas eu queria falar sobre, então mesclei esses dois temas e falei de como eles estão presentes no meu estilo, na minha vida. 

Espero que tenham gostado. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: